16.1.09

Símbolo de Oxossi


A mandala funciona como representação do invisível, chama as forças imateriais. Os Orixás são forças vivas da natureza.
Nesta mandala de abre-caminho estão representados por suas ferramentas ou símbolos:
Oxóssi (arco e flecha), é o Orixá da fartura e da riqueza.
Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, o caçador de uma flecha só. Facilidade para se mover mesmo
entre obstáculos.
Oxum (coração), é o Orixá da riqueza, do amor , da fertilidade, da maternidade. Oxum é a renovação a cada instante. Seu poder é tão grande que pode engolir o mal.
Outros Orixás presentes (círculo de pontos coloridos), Orixás aqui representados pelas suas cores: Exu, Ogum, Oxossi, Ossain,
Obaluaiê/ Omulu, Oxumaré, Nanã, Oxum, Logum Edê, Iansã, Ewá, Iemanjá, Xangô, Ibeji, Ifá, Oxalá... cada um trazendo o seu axé, a sua força vital.
Tags:
Prev: DidaraNext: Oromi


sateliteproprio disse...
Caboclo, caboclo
Que tem coraçãoPega fluído da terra
Leva pro fundo do mar------------------------------
Oxossi é caçador
Eu quero te ver caçar
Oxossi é caçador
Eu quero te ver caçar
De dia caça nas matas
De noite caça no mar
De dia caça nas matas
De noite caça no mar-----------------------
Eu cheguei vestido de reiQuem me chamou
Eu cheguei vestido de reiMutalambô
Eu vi que o vento zuniu
Eu vi que a folha caiu
Eu vi que relampeou
Eu vi que a mata rompeu
Eu vi que a flecha correu
Eu vi que a porta bateu
Chegou meu pai caçador
Eu cheguei vestido de rei…
É o dono do matagal
É guardião do embornal
É o chefe da guarnição
Ele é da casa real
Ele é quem briga com o mal
Ele é o meu capitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário